Não é novidade para ninguém que é simplesmente impossível fazer as médias de consumo que os fabricantes automóveis anunciam. Quer seja porque andamos com cargas no carro, ou com mais passageiros ou porque o trajecto para o trabalho contém vários desníveis. Tudo aspectos próprios da "vida real" que nem sempre são tidos em conta nos testes das marcas.
Mas isso pode vir a mudar no futuro. Pelo menos é essa a vontade do Grupo PSA, que engloba a Peugeot, Citroën e DS, e que acaba de publicar os dados de consumo reais de 28 dos seus modelos -menos dois do que os 30 que tinham sido inicialmente anunciados, pois os novos Citroën C3 e Peugeot 3008 só serão divulgados mais tarde -, num estudo realizado por duas ONG’s, a "Transport et Environement (T&E)" e "France Nature Environement (FNE)" e auditado pelo "Bureau Veritas".
Esta solução surgiu em Novembro de 2015, quando a confiança das pessoas nos testes de emissões começou a descer e, segundo o Grupo PSA, irá culminar com a introdução de um simulador nas suas páginas web que permitirá às pessoas prever o consumo de combustível de cada modelo de acordo com o seu estilo de condução.
"Como parte do objectivo de oferecer sempre mais informação aos clientes, o grupo vai publicar o resultado de mais 20 modelos no final do ano", afirmou Gilles Le Borgne, Director de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo PSA, que também acrescentou que o grupo passará "ao nível seguinte" em 2017, estendendo estas medidas com base nas condições reais também aos óxidos de nitrogénio, substância que esteve na origem do caso "Dieselgate", no qual a Volkswagen confirmou a manipulação de motores para ocultar os níveis reais das emissões de gases poluentes.
Maior diferença foi de 2,7 litros aos 100km
Por outro lado, o Peugeot 208 1.6 BlueHDI 100cv com caixa manual de cinco velocidades e jantes de 16 polegadas, foi o que registou uma menor diferença (mais 1,2 litros aos cem) entre os chamados "testes de laboratório" e os testes em condições da vida real, com um consumo de 4,7 litros face aos 3,5 anunciados.
Veja a lista dos consumos reais divulgados pelo Grupo PSA em comparação com os consumos homologados:
PEUGEOT
Modelos Peugeot | Testes Reais* | Valores homologados* | Diferença* |
108 1.2l PureTech 82 BVM5 Pneus 15'' STD | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
208 1.6l BlueHDi 100 BVM5 Pneus 16'' VLRR | 4,7 | 3,5 | 1,2 |
208 1.6l BlueHDi 120 S&S BVM5 Pneus 16'' ULRR | 4,7 | 3 | 1,7 |
2008 1.6l BlueHDi 100 BVM5 Pneus 16'' VLRR | 5,1 | 3,7 | 1,4 |
2008 1.6l BlueHDi 120 S&S BVM6 Pneus 16'' VLRR | 5,2 | 3,7 | 1,5 |
2008 1.2l PureTech 82 BVM5 Pneus 16'' VLRR | 6,4 | 4,9 | 1,5 |
2008 1.2l PureTech 110 S&S EAT6 Pneus 16'' VLRR | 7,1 | 4,8 | 2,3 |
308 1.6l BlueHDi 120 S&S BVM6 Pneus 16'' ULRR | 4,9 | 3,2 | 1,7 |
308 1.2l PureTech 130 S&S BVM6 Pneus 16'' VLRR | 6,6 | 4,6 | 2 |
308 1.2l PureTech 110 S&S BVM5 Pneus 16'' ULRR | 6,3 | 4 | 2,3 |
3008 1.6l BlueHDi 120 S&S BVM6 Pneus 17'' VLRR | 6,1 | 4,1 | 2 |
3008 1.2l PureTech 130 S&S BVM6 Pneus 17'' ULRR | 7,6 | 4,9 | 2,7 |
508 2.0l BlueHDi 180 S&S EAT6 Pneus 17'' ULRR | 6,3 | 4 | 2,3 |
PARTNER 1.6l BlueHDi 120 S&S BVM5 Pneus 15'' VLRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
Modelos Citroën | Testes Reais* | Valores homologados* | Diferença* |
C1 PureTech 82 BVM FEEL Pneus 15" STD | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
C3 PureTech 82 BVM Exclusive Pneus 16" VLRR | 6,3 | 4,6 | 1,7 |
C3 Picasso BlueHDi 100 BVM Confort Pneus 16" VLRR | 5,7 | 3,8 | 1,9 |
C3 BlueHDi 75 S&S BVM Pneus 15" ULRR | 4,9 | 3 | 1,9 |
C4 Cactus BlueHDi 100 BVM Shine Pneus 16" VLRR | 5,1 | 3,6 | 1,5 |
C4 Cactus PureTech 110 S&S BVM Shine Pneus 16" VLRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
C4 BlueHDi 100 BVM Feel Pneus 16" VLRR | 5,1 | 3,6 | 1,5 |
C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT6 Intensive Pneus 17" VLRR | 6,5 | 3,9 | 2,6 |
Grand C4 Picasso BlueHDi 120 S&S BVM6 Attraction Pneus 16" ULRR | 5,7 | 4 | 1,7 |
Grand C4 Picasso PureTech 130 S&S BVM6 Intensive Pneus 17" VLRR | 7,4 | 5 | 2,4 |
Berlingo BlueHDi 100 BVM Pneus 15" VLRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
DS
Modelos DS | Testes Reais* | Valores homologados* | Diferença* |
DS 3 BlueHDi 120 S&S BVM6 Sport Chic | 5 | 3,6 | 1,4 |
DS 3 PureTech 110 S&S BVM So Chic | 6 | 4,3 | 1,7 |
DS 4 PureTech 110 S&S BVM So Chic | 5,4 | 3,8 | 1,6 |